Jubileu da Maratona de Estocolmo – de 1912 a 2012 – 100 anos
Postado por blogkamel em sexta-feira, outubro 14, 2011 · Sem comentários
| 14 de julho às 15h
Tempo limite de 6h |
|
| Largada e chegada dentro do Estádio Olímpico. Mesmo percurso da maratona olímpica de 1912 | |
| de 18°C a 25°C | |
| www.jubileumsmarathon.se | |
| Evento conta com ótima organização! |
| 10 mil participantes | |
| Festividades de comemoração dos 100 anos da maratona olímpica | |
| Assistência Kamel na cidade | |
| Alto envolvimento da cidade |
A animação brasileira promete agitar a cidade de Estocolmo no dia 14 de julho de 2012, data em que se comemora os 100 anos da maratona olímpica, disputada nos Jogos de 1912. A prova, naquela época ainda realizada com a distância não oficial dos dias de hoje, ou seja, 40.200 metros, tinha sua chegada e largada no Estádio Olímpico, que ficou completamente lotado por dois dias e celebrando um dos momentos mais importantes do esporte no país. Para 2012, os organizadores prometem um festa grande e inesquecível, relembrando todos os fatos que marcaram a época. Será uma oportunidade única. As vagas são limitadas.
Estocolmo, A capital da Suécia localiza-se na costa oriental do país, no Mar Báltico. A cidade denominada em 1998 como Capital da Cultura Européia possui uma das melhores qualidades de vida do mundo e tem uma maratona à altura, eleita pelo The Ultimate Guide to International Marathons como a número 1 no ranking quando o assunto é “melhor destino”. Estocolmo fica na parte litorânea da Suécia, proporcionando aos corredores belíssimos cenários, com suas milhares de ilhas ligadas por inúmeras pontes.
Atenção: Haverá duas maratonas em Estocolmo em 2012, ambas realizadas pelo mesmo organizador. A tradicional Maratona de Estocolomo, que acontece no dia 2 de junho (e para a qual também temos inscrição), e a Maratona do Jubileu de Estocolmo, que aconetece no dia 14 de julho e será uma prova comemorativa e única.
Passado e Presente
Sobre a prova
1912 – A maratona foi o maior evento dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. O recém-construído Estádio Olímpico alcançou a capacidade plena. Dezenas de milhares de espectadores estavam alinhados no percurso para acompanhar a maratona. Trens extras chegaram a Estocolmo com mais espectadores do que em qualquer momento da história da cidade.
2012 – A organização estará fazendo o melhor para criar a atmosfera em torno de 1912. Os funcionários estarão vestindo roupas da época e os postos de água serão no mesmo estilo de 1912. Na distribuição dos números, um dia antes da corrida, haverá uma exposição da história da maratona, incluindo o filme oficial dos jogos Olímpicos de 1912.
Largada
1912 – A corrida largou dentro do Estádio Olímpico, em frente ao camarote Real. Os atletas correram ¾ de uma volta antes de sair da arena até o portão sul. A corrida começou às 13h48.
2012 – Relembrando a largada de 100 anos atrás, a corrida sai também de dentro do Estádio Olímpico, em frente ao camarote Real. A largada será às 15h do sábado, dia 14 de Julho. Os corredores, divididos em 4 ondas com intervalos de 10 minutos cada, também darão ¾ de volta na pista antes de deixar o Estádio.
Percurso e altimetria
1912 – O percurso teve o ponto mais baixo (10 m acima do nível do mar) no km 8 e no km 32. O ponto mais alto (km 12,5 2 e km 27,5 ) teve 51 m acima do nível do mar.
2012 – A prova de 2012 seguirá o máximo possível o percurso da maratona olímpica.
Ponto de retorno
1912 – Um pedaço de madeira no meio da estrada na Igreja Sollentuna marcou o ponto de retorno. Assista o filme da prova de 1912. Cique aqui.
2012 – Depois dos jogos de 1912, houve um questionamento sobre erguer algum memorial para as Olimpíadas no ponto de retorno do percurso da prova. O arquiteto Torben Grut, que também projetou o Estádio Olímpico, foi contratado para projetar o memorial. A pedra memorial foi inaugurada em 1913. É um pilar com 7 metros de altura na forma de uma coluna dórica em granito preto, que lembra os antigos jogos Olímpicos da Grécia. No topo as palavras “turning point” e nas laterais “ Marathon”. Hoje este monumento fica a 35 metros ao norte do ponto de retorno. Este memorial será o ponto de retorno para a Maratona Jubileu de Estocolmo 1912-2012.
Distância
1912 – 40.200 metros
2012 – Obras para a extensão da rodovia estão sendo realizadas em Frescati para a maratona tenha os exatos 42.195 metros hoje oficialiados como medida. No outono a medição para o percurso definitivo será feita por um medidor oficial credenciado internacionalmente.
Postos de hidratação
1912 – Havia 4 postos de água ao longo do percurso. Nestas estações também foram servidos limonada, pedaços de laranja e limão. Água também foi servida no km 20.
2012 – Nos seguintes pontos haverá o mesmo tipo de estação de 2012, servindo água, ice tea com pedaços de laranja e limão: Söderbrunn (2 km e 38 km), Stocksund (5 km e 35 km), Silverdal (11 km e 29 km) e Tureberg (15 km e 25 km). Nos 8 km, 12,5 km, 17,5 km, 20 km, 22,5 km, 27,5 km, 32 km and 36,5 km haverá postos de água e isotônicos adicionais. Em algumas estações, haverá também banana e outros tipos de bebidas.
Cronometragem
1912 – Os cronômetros foram usados para gravar os tempos dos participantes. Para a elite, tempos parciais foram registrados em 5 pontos ao longo do percurso.
2012 – Serão utilizados chip para aferição dos tempos. Todos os corredores terão seu tempo de chegada, bem como tempos parciais com 5 km, 15 km, 10 km, pontos de retorno na Igreja Sollentuna (cerca km 20), 25 km, 30 km, 35 km, 40 km.
Medalha
1912 – Os 3 primeiros vencedores receberam medalha
2012 – Todos os finalistas receberão uma medalha na Maratona do Jubileu de Estocolmo 1912-2012. De um lado, o Estádio Olímpico como é hoje e como era há 100 anos. No outro lado, o retrato do sul-africano Keneth McArhur, que venceu a prova em 1912. A medalha terá 60 mm de diâmetro e terá uma fita azul e amarela.
Premiação
1912 – O vencedor da maratona foi premiado pela Sua Majestade, o Rei, com o troféu honorário da Grécia.
2012 – Serão oferecidos 50 prêmios honorários aos participantes que completarem a maratona com roupas típicas da época (não tênis), as roupas mais semelhantes às usadas em 1912.
Uniforme de competição
1912 – Todos os participantes usavam shorts e coletes de algodão.
2012 – Todos sabem que as roupas de corrida são confeccionadas com tecidos especiais e obviamente isso também será permitido na Maratona do Jubileu. Aqueles que desejarem confeccionar o vestuário como em 1912 poderão comprar uma réplica do colete que os corredores suecos e vários de outros países usavam na época. O colete é em algodão com a bandeira nacional impressa no peito. Nós, da Kamel, estamos estudando a possibilidade de ter também a bandeira brasileira aos interessados.
Chapelaria
1912 – Quase todos os participantes usavam um lenço sobre a cabeça como proteção para o sol.
2012 – Quando você pegar o número em 13 de Julho de 2012, haverá um lenço grande, com instruções de como adaptá-lo à cabeça para a corrida.
Champanhe
1912 – Após a chegada, foi servida champanhe no Estádio aos corredores.
2012 – Um pequeno copo de espumante será servido a quem cruzar a linha de chegada.
Festas
1912 – Um série de festividades aconteceram durante os Jogos Olímpicos para suecos e estrangeiros.
2012 – No domingo, dia 15 de julho, um dia após a corrida, todos os participantes são convidados para a festa de despedida do Jubileu da Maratona no Estádio dos Jogos Olímpicos em Estocolmo. Haverá entretenimento, premiação etc.
Inscrição
1912 – Não houve taxa de inscrição para os participantes dos Jogos Olímpicos de 1912.
2012 – A taxa de inscrição é de 107 Euros. Esta taxa, além da participação da corrida, inclui:
- Um lenço grande que pode ser usado na cabeça como em 1912
- Festa de despedida no Estádio Olímpico no dia 15 de julho
- Medalha exclusiva para os que completarem a prova
- Camiseta finisher para os que completarem a prova
Registro da inscrição
1912 – Todos os participantes tiveram que preencher um formulário. O atleta e mais uma pessoa tiveram que assinar no formulário a garantia de que o atleta era amador e que ele seguia as regras dos Jogos Olímpicos. A idade mínima era 17 anos. O formulário teve que ser enviado pelo correio aos organizadores para chegar até 6 de junho de 1912. Telegrama não foi aceito. 98 corredores de 19 países foram registrados para a maratona. 35 terminaram a prova. Todos do sexo masculino.
2012 – Homens e mulheres podem participar. Idade mínima é de 18 anos. Tempo máximo para terminar a prova é 6 horas. O registro é pessoal e não pode ser transferido para outro corredor maratonista.
Prazo de inscrição
A Kamel, como agência para o Brasil, possui um número limitado de inscrições vinculadas ao pacote de viagem. Vagas limitadas.
Categoria: Destaque, Pacotes Kamel · Palavras-chave 100 anos, estocolmo, jubileu, maratona, maratona de estocolmo, maratona olímpica, suécia






